por admin última modificação 05/10/2021 14h21

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE TAMARANA

A nossa cidade de Tamarana traz em sua lembrança o resumo de  um passado construído com muita luta e coragem, através dos heróicos pioneiros que desbravaram estas terras e escreveram a nossa história.

Entre os anos de 1915 e 1925 a região de Três Bocas recebiam os primeiros safristas que abriam clareiras em matas virgens, próximo as nascentes, construíam ranchos e produziam lavouras de milho para engorda de porcos e que eram comercializados em outras cidades percorrendo enormes distâncias através das picadas que às  interligavam.

Em 1927 várias famílias já se instalavam nesta região, cujos nomes originaram-se os principais bairros, como: Bairro dos Moreiras, Bairro dos Fabrícios, Bairro dos Ingleses, Igrejinha do Rio Preto e outras.

O pioneiro Evaristo Camargo, devoto de São Roque, construiu uma capela, surgindo o primeiro agrupamento de casas, passando a ser a parada dos tropeiros, viajantes vindo de Tibagi, São Jerônimo da Serra e outras localidades, servindo os colonizadores com variedades de mercadorias trazidas por eles.

A localidade de São Roque já era amplamente conhecida em outras regiões. Através de reivindicações dos pioneiros, o Presidente do Estado, assim era chamado o Governador do Paraná  "Afonso Alves de Camargo", assinou o Decreto Lei nº 2.713, criando o Distrito Judiciário de São Roque, Município e Comarca de Tibagi no dia 20 de março de 1930.

No dia 06 de janeiro de 1939, através de Decreto Governamental, o Distrito Judiciário de São Roque foi desmembrado de Tibagi e anexado ao município de Londrina.

O Padre Ferrúcio Zeneti foi o primeiro Padre a celebrar missa no povoado de São Roque.

Em 1947 foi construída a Igreja de São Roque. Na inauguração foi celebrada a missa pelo Padre "Carlos Ferrero".

No dia 03 de novembro de 1957 deu-se a criação da Paróquia de São Roque, tendo como primeiro vigário o padre "Carlos Probst".
As terras onde esta plantada a sede de Tamarana foram doadas pelos  pioneiros "Euzébio Barbosa Menezes", "Josino Pinheiro de Melo", "Evaristo Camargo" e "Mateus Lemes Gonçalves".

SÃO ROQUE - TAMARANA
A mudança do nome de São Roque para Tamarana foi uma sugestão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, para que não houvesse confusão com o município de São Roque no Estado de São Paulo.

A palavra TAMARANA – Deriva da linguagem indígena Caingangue, que corresponde a uma longa espada ou clava (tacape), arma de guerra usada pelos índios. Reflete também o espírito combativo e altaneiro da nossa população.

Destacamos também, como fundamental importância, a Reserva indígena Apucaraninha, que desde a colonização sempre mantiveram laços de amizades e também preservaram suas tradições.

Em destaque, o trabalho que muito nos orgulha da imigração e colonização Japonesa presente na história do nosso município.

TAMARANA

Teve seu primeiro plebiscito em 1951, onde a população rebelou-se ao ter o território desmembrado de Londrina para compor o emancipado município de Marilândia do Sul (Ex- Araruva). A rejeição foi demonstrada através do mesmo plebiscito.

Segundo Plebiscito - Ocorreu em 1965, a população reclamando do abandono da administração pública, levou as lideranças a proporem a criação do município de Tamarana, tentativa obstada pelo então Deputado "Olavo Ferreira da Silva".

Terceiro Plebiscito em 1991, um movimento político iniciado objetivando a emancipação política do distrito de Tamarana. O SIM  novamente foi derrotado.

A EMANCIPAÇÃO somente ocorreu através do plebiscito do dia 26 de novembro de 1995, aprovando sua emancipação política. Tendo sua primeira eleição para Prefeito e Vereadores no dia 3 de outubro do ano seguinte.